Proficiência significa capacidade, maestria, domínio de algo. Daí o termo “exame de proficiência”, que significa avaliação do conhecimento em determinada área.
No mundo da educação internacional, dos intercâmbios e afins, os candidatos que pretendem aplicar às vagas ofertadas precisam se submeter a tais avaliações justamente para comprovar a capacidade de se comunicar no idioma em questão tanto de forma escrita quanto oral.
Infelizmente, não basta colocar “fluente”, “nível avançado” no currículo, é preciso uma certificação oficial para confirmar que você, enquanto estrangeiro, domina o idioma em determinado grau, de iniciante (níveis “A”) ao avançado (níveis “C”).
Cada idioma tem seu exame. Em inglês, os principais são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o TOEIC (Test of English for International Communication). Ambos têm validade de apenas 2 anos.
Em espanhol, a avaliação se chama DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera). No caso do alemão, há o TestDaF (Test Deutsch als Fremdsprache). Ambos são válidos por tempo indeterminado.
No tocante à língua francesa, que é nosso foco, veremos que há três principais provas de proficiência, a saber:
A) DELF – Diplôme d’études en langue française
O DELF é um diploma oficial emitido pelo Ministério da Educação francês para comprovar a proficiência em francês dos candidatos estrangeiros dos níveis A1 ao B2, ou seja, do iniciante ao intermediário-avançado. O candidato é livre para escolher qual dos níveis irá fazer, porém, caso não atinja a pontuação mínima ou zere alguma competência, não será “inserido” no nível anterior.
Exemplo 1: um candidato X prestou o exame do DELF B2 e obteve 48/100 pontos, não atingindo a nota mínima de 50. Ele irá receber o diploma DELF B1? NÃO.
Exemplo 2: um candidato Y prestou o exame do DELF B2 e obteve 60/100 pontos, porém, zerou a competência de compreensão oral. Ele irá receber o diploma DELF B2? NÃO, pois além da nota geral mínima de 50 pontos, o candidato precisa tirar, no mínimo, 5/25 pontos por competência (ou seja, não pode zerar nenhuma)! Se você zerar, terá que repetir o exame.
A notícia boa é que, uma vez aprovado no DELF, o candidato terá o diploma por toda a vida.
B) DALF – Diplôme approfondi de la langue française
Assim como o DELF, o DALF é um diploma oficial emitido pelo Ministério da Educação francês para comprovar a proficiência em francês dos candidatos estrangeiros, porém apenas nos níveis avançados, quais sejam, C1 e C2.
De igual modo, o candidato é livre para escolher qual dos níveis irá fazer, porém, caso não atinja a pontuação mínima ou zere alguma competência, não será “inserido” no nível anterior. A validade do diploma também é vitalícia.
C) TCF – Test de connaissance du Français
O TCF é o teste francês de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa utilizado dos níveis A1 ao C2. Em resumo, ele é um teste de nivelamento, no qual não existe reprovação. A pontuação do candidato é quem diz a qual nível o mesmo pertence.
Não há um número limitado de vezes para prestar o TCF, mas é necessário aguardar 60 dias entre uma sessão e outra. A aprovação no TCF gera um atestado, e NÃO um diploma (como no DELF e DALF), por isso possui prazo de validade de apenas 2 anos.
- “E se você pudesse recomendar um dos exames, qual seria?”
Pessoalmente, encorajo a todos a fazerem o DELF e o DALF em virtude do custo-benefício, já que os valores são similares (se não menores) que os do TCF e o diploma é vitalício e internacionalmente reconhecido.
Por mais que o grau de dificuldade entre um e outro aumente um pouco, com dedicação e planejamento é perfeitamente possível garantir um diploma em língua francesa que agregará muito valor ao seu currículo acadêmico e profissional.
Se você planeja estudar fora, não perca tempo! Veja o calendário dos exames DELF e DALF 2021 clicando aqui e se programe para estudar!
Se estiver precisando de direcionamento, a minha mentoria autodidata está disponível clicando aqui! São dois e-books contendo todas as informações de que você precisa para conhecer a prova, simulados, cronogramas, lista de textos cujos temas caem com frequência e muito mais!
Siga-me também no instagram para ter acesso a outros conteúdos relacionados aos exames e estudos no exterior! Bisous et à très bientôt!