Todo ano, o Campus France Brasil, agência do governo francês responsável pela integração entre instituições francesas e estudantes estrangeiros, divulga um calendário provisório para que aqueles que sonham em se candidatar consigam planejar a organização dos dossiers.
Com relação ao ano letivo 2021/2022, você precisa saber que o processo de candidatura acontece entre o fim de 2020 e o início de 2021. As universidades analisam e enviam respostas aos candidatos para que em setembro do ano seguinte as aulas iniciem.
Ficou confuso(a)? Calma! Eu te explico melhor. É mais ou menos o seguinte: o prazo para enviar os documentos da candidatura vai de novembro de 2020 a março de 2021. Acabou o prazo? Pronto, as universidades irão analisar cada dossier e repassarão as informações ao Campus France ou diretamente ao candidato para que este, então, comece a fase pré-consular e se apresente na França para o início das aulas.
Na França – e na Europa em geral – o ano letivo começa em setembro, havendo um recesso entre as festas de fim de ano, e encerra em junho do ano seguinte, daí as nomenclaturas do tipo “ano letivo 2021/2022”. Literalmente começa em um ano e termina em outro.
Entendido isso, passemos à boa notícia para quem pretende estudar na França em 2021: todos os tipos de dossier poderão ser submetidos via Campus France (exceto candidaturas fora da plataforma) a partir do dia 02 de novembro de 2020.
Isadhora, mas como eu faço para saber se a candidatura é pela plataforma Études en France (Campus France Brasil)? Fácil, se a instituição não constar desta lista, o processo de candidatura é autônomo, o que implica dizer que você precisa acessar o site e buscar informações específicas (aliás, vale a pena mandar um e-mail para o departamento de Action internationale, é de praxe que eles respondam).
Como estamos no final de outubro, deixo pra você uma dica: comece a organizar seus documentos o quanto antes, pois alguns deles precisam passar por traduções juramentadas; outros, redigidos direto em francês, sem contar aquela parte “chatinha” de comprimir PDFs, imagens, digitalizações…
Por fim, deixo uma listinha dos documentos geralmente solicitados quando das candidaturas:
- Histórico escolar (de ensino médio ou graduação, a depender da formação desejada) – tradução juramentada;
- Passaporte – somente as páginas onde constam a foto e informações pessoais;
- Currículo – elaborado diretamente por você em francês ou inglês, a depender do idioma de ensino da formação;
- Diploma (de ensino médio ou graduação) – tradução juramentada;
- Comprovante de acesso ao ensino superior/ aprovação no vestibular (apenas para quem aplicará para graduação);
- Carta de motivação – na verdade, é apenas um campo na plataforma do Campus France em que você terá 1500 caracteres por curso para expor suas motivações;
- Carta de recomendação – é opcional e pode ser profissional ou acadêmica, em alguns casos precisa passar por tradução juramentada;
- Diploma ou atestado de proficiência – a depender da formação, TCF/ DELF/DALF – o nível médio é B2, mas preste muita atenção ao nível que universidade que você almeja exige, pois não ter a proficiência suficiente é uma das principais causas de indeferimento de candidaturas, FIQUE ESPERTO(A)!
Se você planeja estudar fora, não perca tempo! Veja o calendário dos exames DELF e DALF 2021 clicando aqui e se programe para estudar!
Se estiver precisando de direcionamento, a minha mentoria autodidata está disponível clicando aqui! São dois e-books contendo todas as informações de que você precisa para conhecer a prova, simulados, cronogramas, lista de textos cujos temas caem com frequência e muito mais!
Siga-me também no instagram para ter acesso a outros conteúdos relacionados aos exames e estudos no exterior! Bisous et à très bientôt!